O trabalho com vendas requer muita flexibilidade dos vendedores para lidar com as necessidades dos clientes. Isso porque os profissionais precisam perceber o perfil e as expectativas de cada pessoa, podendo, assim, oferecer um atendimento personalizado.
Nesse sentido, é fundamental ter em mente que as técnicas de vendas não são as mesmas para todos os casos. Portanto, conhecer os principais tipos de clientes ajuda a criar uma conexão com as pessoas que você atende (ou prospecta). Como resultado, as chances de ter sucesso nas vendas se eleva.
Conheça os 5 perfis mais comuns de clientes e veja como lidar com cada um deles.
1. Cliente novo
Na sua rotina de trabalho com vendas, você irá se deparar com muitos clientes novos, que nunca ouviram falar do seu produto. Considere que atender um consumidor novo demandará um pouco mais de tempo, afinal, ele precisará de mais informações até que se familiarize com a sua proposta.
Essa é uma boa oportunidade para atrair uma clientela fiel, pois é o momento de apresentar o que o seu produto tem de melhor a oferecer. Aproveite as dúvidas que surgirem e as aberturas para criar uma aproximação. É importante observar se esse cliente se enquadra em alguma das características que você verá a seguir, para saber como proceder.
2. Cliente que tem pouco tempo disponível
Um dos tipos mais comuns de cliente é aquele que tem pouco tempo disponível. Além disso, é muito provável que essa pessoa esteja com a atenção em outros afazeres e não se concentre tanto nas suas informações.
Desse modo, é fundamental que você esteja preparado para adaptar o serviço, o que aumentará as chances de ter um bom resultado a partir desse contato breve. Foque apenas nas informações essenciais e reduza ao máximo as burocracias. A melhor forma de conquistar um cliente que tem pouco tempo disponível é oferecer um atendimento ágil, preciso e sem falhas.
3. Cliente confuso ou indeciso
O terceiro tipo de cliente mais comum é aquele que está confuso ou indeciso. Ele não sabe explicar direito o que quer ou não consegue decidir os itens que deseja adquirir. Ajudá-lo acaba sendo um desafio para o vendedor, mas é possível conseguir um bom resultado.
Para lidar com consumidores assim, é importante oferecer informações diretas. Evite fornecer muitos detalhes, a menos que eles sejam solicitados, pois o excesso de dados tende a deixar essa pessoa ainda mais confusa. É importante ser paciente e empático, já que as dificuldades do cliente podem se intensificar se ele se sentir pressionado.
4. Cliente exigente
O cliente exigente é outro tipo bastante comum. Diferentemente dos outros, ele já realizou uma pesquisa ampla antes de se dirigir até você. Nesses casos, o seu papel enquanto vendedor é o de transmitir segurança e confiabilidade.
Para oferecer um atendimento personalizado a este consumidor, é necessário valorizar as suas preocupações e demonstrar que a sua marca é capacitada para oferecer a qualidade que ele busca. Demonstre sua disposição em ajudar e receba com gentileza os questionamentos que ele fizer.
5. Cliente indelicado
Felizmente, os clientes indelicados costumam ser minoria nos atendimentos. No entanto, é importante falar sobre esse perfil, já que ele pode desestabilizar bastante o atendente. Em geral, clientes indelicados estão dispostos a brigar e demonstram uma grande dificuldade em ouvir o que você tem a dizer. Eles também podem fazer algumas ameaças.
É fundamental manter uma postura firme diante de situações de conflito, sem jamais se descontrolar. Por mais difícil que seja, procure não entender a situação como algo pessoal. Tente compreender qual é a demanda daquele cliente e atendê-lo conforme as normas da empresa, sempre focando em encontrar uma solução.
Portanto, para oferecer um atendimento personalizado é essencial conhecer mais sobre as características mais comuns das pessoas que podem chegar até você. Com isso, você aumenta significativamente as chances de encantar os clientes e fazer mais vendas!
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