Como escolher um nicho de produtos para revender?

Como escolher um nicho de produtos para revender?

Você deseja trabalhar com a revenda de produtos? Então deve encontrar um nicho para se inserir. Esse passo é extremamente importante para os seus resultados, afinal, é necessário conciliar diversos fatores para garantir o sucesso. 

Especializar-se em uma área é relevante para qualquer negócio, seja ele físico ou digital, pois assim você pode direcionar as suas ações a públicos específicos, aprimorar o trabalho e se tornar uma referência.

Quer saber como escolher um nicho de produtos para revender? Continue a leitura e confira 5 dicas!

1. Escolha um nicho com o qual você se identifica

O primeiro passo para escolher o nicho para revenda é avaliar as suas preferências pessoais. O objetivo ao iniciar um empreendimento é que ele seja duradouro e cresça, certo? Portanto, a atividade deve ser motivadora.

Para ter sucesso, será necessário realizar pesquisas e se aprofundar na área. Em muitos casos também é importante desenvolver habilidades do segmento.Todo esse processo ficará mais simples e prazeroso se você já tiver uma identificação com o setor escolhido para atuar.  

2. Verifique as áreas com maior demanda

Outro aspecto essencial é conhecer o mercado em que pretende se inserir. Um estudo cuidadoso sobre as demandas de cada setor ajudará a identificar as boas oportunidades para obter uma renda satisfatória.

Considere que existem mercados em crescimento, mas que podem ser afetados por variações nas tendências. Por outro lado, alguns nichos mantêm a estabilidade mesmo diante de crises, como alimentação e beleza.

O ramo da beleza pode oferecer ótimos resultados, com uma boa margem de lucro e grandes chances de cativar uma clientela fiel. Produtos de cabelo, por exemplo, costumam se destacar pois são de uso constante. Se você oferecer a qualidade que o público espera, sempre terá vendas garantidas.

3. Estude o público e a concorrência 

Após afunilar as opções de nichos de mercado, é o momento de avaliar a relação entre o público e a concorrência. Para isso, é necessário definir se o seu trabalho será presencial ou pela internet, bem como se a intenção é ter uma atuação local ou expandir os atendimentos.

Desse modo, você poderá analisar quem já trabalha com o mesmo segmento, quais são os resultados e a demanda de clientes. Nesse momento de pesquisas, também será possível reconhecer mais sobre como desenvolver a identidade do seu negócio. 

Se, por exemplo, for revender produtos para cabelos, poderá definir se atenderá uma clientela mais especializada, como cacheadas e crespas; se os produtos serão populares ou de luxo etc.

4. Avalie a sua capacidade de investimento e as possibilidades de retorno

Uma das vantagens de se tornar um revendedor de produtos é o baixo investimento, já que não é necessário adquirir um estoque. A necessidade de capital depende do nicho e da escala do negócio. Alguns dos custos para iniciar o trabalho são o marketing, o espaço de trabalho ou o desenvolvimento do site e em alguns casos também o transporte de mercadorias.

Se o orçamento for restrito, existem formas de iniciar as atividades com menos gastos, por exemplo, utilizando as peças de marketing do fabricante e fazendo as vendas por redes sociais. Mas é sempre importante ter uma margem financeira para investir no crescimento do empreendimento com a revenda. Considere esses custos para analisar a capacidade de recuperar os valores empenhados e obter lucro com o trabalho realizado.

5. Pesquise sobre as marcas disponíveis no mercado

Com a ideia amadurecida, o passo seguinte é pesquisar as marcas disponíveis no mercado escolhido e os resultados que elas costumam oferecer. Priorize aquelas que proporcionam diversidade de produtos, qualidade reconhecida e um bom suporte aos revendedores.

Tenha em mente que ao realizar um negócio assim, você estabelecerá uma relação de longo prazo com a empresa fabricante dos produtos. Portanto, é essencial que a decisão seja tomada de forma cuidadosa.

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